domingo, 27 de junho de 2010

Parte II


FERNANDES,Valdir, Zoologia, São Paulo, EPU, 1981

Como podemos estudar os animais?

(Níveis hierárquicos de organização dos seres vivos em exemplo)
(Sapo Garimpeiro - Dendrobate tinctorius)

Existem, aproximadamente dois milhões de espécies animais vivendo nos mais diversos ambientes. Muitas outras espécies existiram nos tempos geológicos e são conhecidas na forma de fósseis.


Fósseis são restos ou vestígios de organismos encontrados em rochas mais antigas que 10000 anos, antes do Holoceno, a época em que vivemos. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. Uma questão que normalmente surge é a diferença entre a Paleontologia e a Arqueologia. Esta última, trata do estudo de restos de seres humanos, civilizações antigas,como viviam, etc, normalmente mais recentes que 10000 anos. Contudo, os arqueólogos também chamam restos humanos mais novos que 10000 anos de fósseis.


Os animais são encontrados em muitos lugares, desde uma mata fechada até o jardim de uma casa, desde as poças de água até o mar, passando por lagos e rios. Obviamente existem os animais preservados nos museus de História Natural e provavelmente você conheceu muitos deles nesses locais. Talvez você tenha criado peixes ornamentais, gatos, cachorros, cavalos, ou mesmo sapos e aranhas como animais de estimação.


Acreditamos que esse contato com os animais partiu de sua curiosidade de conhecê-los. A princípio, talvez, você tivesse medo deles. Esse medo de qualquer animal, mesmo que se trate de um inseto inofensivo, é fruto da falta de conhecimento sobre a vida do animal (...). À medida que você for conhecendo os animais e descobrindo sua beleza e importância, desaparecerá a sensação de medo (...).


Você deve pensar nos animais como seres vivos que agem sobre o ambiente que vivem, modificando-o e relacionando-se com outros seres vivos, apresentando um comportamento característico e possuindo uma determinada importância no mundo natural (...).


Sempre acreditamos que o maior laboratório de ciências naturais é a natureza. Mas, ao falar dela, muitas vezes só pensamos em praias, florestas e campos longínquos, esquecendo o nosso jardim e a fauna variadíssima que habita nossa casa. Em qualquer local você pode coletar animais, estudar o seu comportamento e, às vezes, até dissecar alguns deles, com o auxílio do professor. Então você estará realmente aprendendo Zoologia.


É provável que, de muitos animais, você só conheça a forma externa e de outros, apenas o nome vulgar. Talvez você nunca tenha se perguntado como surgiram na Terra. Como evoluiram?Por que a diversidade entre eles é tão grande?Como são classificados?Onde e como vivem nos ambientes terrestres? Qual sua forma interna e seu funcionamento?


Um animal pode ser estudado sob vários aspectos. Por exemplo, se alguém resolve estudar um sapo, ele pode estudar a morfologia e o funcionamento do sapo, ou de uma determinada parte desse animal.


No entanto, pode voltar seu interesse para as relações do sapo com outros animais, bem como as plantas ou as condições físicas do ambiente.


Portanto é preciso especificar em que nível de organização se quer estudar um animal: partindo do indivíduo, ou ao nivel das relações desse indivíduo com o meio ambiente (...).


Tomemos como exemplo um sapo. Portanto, aqui o indivíduo ou organismo é um sapo. Ao observar a divisão do corpo em cabeça, tronco e patas, e situar os olhos, narinas, boca, etc...você estará estudando a morfologia externa do animal. Para estudar a anatomia interna, você deverá dissecá-lo. Ao abri-lo você observa uma série de estruturas convenientemente arranjadas em sistemas e aparelhos: sistema digestivo, circulatório, reprodutor, etc. Analisando cada um desses aparelhos, veremos que são formados por órgãos. Por exemplo, o sistema digestivo do sapo é constituído por vários órgãos, como boca, esôfago, estômago, intestino, cloaca e glândulas anexas, fígado e pâncreas. Vemos que são estruturalmente diferentes entre si, operam de modo distinto, mas envolvidos em uma única função que é a nutrição. Analisando um único órgão, por exemplo, o estômago, encontramos camadas de consistências diferentes, que são os tecidos. Se analisarmos um corte desses tecidos veremos que ele é constituido por uma série de unidades semelhantes entre si, que são as células. Examinando ao microscópio células diferentes, notaremos que elas apresentam uma série de estruturas comuns, que são as organelas.

Continuando a análise, estudando uma organela, por exemplo, a mitocôndria, chegaríamos as moléculas das diversas substâncias que a constituem no que são, em última instância, responsáveis pelo funcionamento e pelas propriedades específicas da mitocôndria.

Vejamos agora os níveis de organização acima do indivíduo. O sapo, isoladamente, constitui um indivíduo ou organismo. Se reunirmos vários sapos da mesma espécie teremos uma população de sapos. Ao reunirmos a população de sapos com outras populações, como as de peixes, de coelhos, de cobras, de aves, de homens, de gramíneas, de árvores, etc, teremos uma comunidade ou biocenose.
Considerando essa comunidade juntamente com o meio físico (o solo, a atmosfera, a água) teremos um ecossistema.Reunindo vários ecosistemas temos a biosfera.



















quinta-feira, 10 de junho de 2010

Introdução ao estudo: Zoologia




Zoologia é a ciência que estuda os animais (zoo=animal, logia= estudo).

Podemos definir Zoologia como "um ramo da Biologia que engloba todos os aspectos da biologia animal, inclusive relações entre animais e ambiente". Com esta definição tão ampla, estudamos não apenas morfologia, sistemática e ecologia, mas também o funcionamento dos animais, constituintes químicos dos tecidos, formação e desenvolvimento, propriedades e funções celulares. A zoologia experimental, por exemplo, inclui as subdivisões relativas ás alterações experimentais dos padrões dos animais como genética, morfologia experimental e embriologia.


À medida que a especialização aumenta, ramos de estudos se tornam mais e mais restritos: celenterologia - estudo dos cnidários, entomologia - estudo dos insetos, que subdivide-se em sistemática e entomologia econômica, mastozoologia - estudo dos mamíferos e assim por diante.


Fontes: http://oasterisco.blogs.sapo.pt/arquivo/zoologia.jpg


http://www.biomundo.com.br/zoologia/zoologia.html


http://www2.ufba.br/~zoo1/intzoo.html